sábado, 29 de setembro de 2012

Bolo de halloween – tema Caveira


O filho de uma grande amiga minha Rô, que é até a madrinha da minha filha me pediu para fazer um bolo para ele dar de presente para a namorada. Ele nunca me pede nada, e claro que eu disse que faria com o maior prazer. O estranho foi que ele não quis um bolo romântico, quis um bolo com uma caveira... Nossa, esses são realmente tempos modernos....
Ela faz aniversário hoje e resolveu fazer uma festa temática de Halloween, e ela adora caveira!
Tudo bem, já sei que caveira está na moda, até já vi a Ana Maria Braga com blusa de caveira...



A Sabrina Sato com blusa e anel de caveira...



O Cauã Reymond com blusa de caveira...


Então eu fiz o bolo de Caveira!!!
Não vou postar novamente a receita do bolo, porque eu já dei a receita aqui, até falei que foi uma das receitas que li no site da Ana Maria Braga para o bolo de aniversário de 15 anos do Louro José. Essa receita é ótima e agora para bolo de chocolate só uso ela.
Para decorar, usei pasta americana e glacê. Fiz a caveira do centro do bolo de isopor e cobri com a pasta americana e o resultado foi isso:


















quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Blogagem Coletiva: As cinco maiores invenções da humanidade



http://www.cafeentreamigos.com/2012/09/15-blogagem-coletiva-cafe-entre.html
 
As cinco maiores invenções da humanidade... Tema difícil esse que a Patrícia Galis do site www.cafeentreamigos.com  escolheu essa semana. Ai Resolvi separa a questão de origem e invenção. Muitas coisas nem se sabe a origem (como a origem da roda, como surgiu... essa com certeza foi uma das maiores invenções...) mas quando se fala na origem não se sabe ao certo quando ela foi inventada. Então parti do princípio que iria escolher algo que alguém inventou e foi patenteado. Busquei saber sobre muitas coisas (e coisas que gosto como bicicleta, que a origem varia, passou por muitas adaptações, muitos modelos até chegar a do modelo dos dias atuais... Difícil até definir quando e quem a inventou... A origem do carro também cai nesse mesmo problema da bicicleta. E tem aquela história de duvidar quem e quando foi inventado como a inventou o avião o Santos Dumont ou os irmãos Wright?
Então para acabar com essa história vou fazer uma list mais simples, tipo fulano inventou e patenteou e pronto.

Aqui vai a minha lista das cinco invenções:

- A lâmpada elétrica ((Thomas Alva Edson  em 1879. Eu poderia citá-lo como o inventor das cinco grandes invenções da humanidade, já que ele registrou nada mais que 2.332 patentes! Nossa esse cara era mesmo um gênio! O fonógrafo, o cinetógrafo, um tipo de aparelho de raio X, geradores, motores, até um contador automático de votos! )

- O telefone (Alexandre Graham Bell  em 1876)


- A câmera fotográfica ( surgiu com uma invenção de uma máquina que  produzia uma imagem positiva pela exposição de luz pelo físico francês Joseph Niépce em 1829 e mais tarde ele se associou a Louis Daguerre que melhorou o processo. Depois outro francês aperfeiçoou o processo com o filme de rolo, Louis Jacques Nardini)



- O liquidificador (por Herbert Johnson em 1916 ). Como ele facilitou a nossa vida na cozinha, heim? E como passamos a aproveitar alimentos que antes se jogavam foram sem o uso do liquidificador!


- O Sutiã. Sim Graças a ele ficamos mais elegantes, mais charmosas (e com menos risco de ficar com os peitos lá no umbigo, como as índias...) Existem muitas histórias de corpetes desde antes de Cristo. Mas quem patenteou mesmo o sutiã mais próximo dos modelos atuais foi Mary Phelps Jacob em 1913.




E viva os gênios da humanidade!

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Incentivo do Ronaldo no Medida certa (Fantástico): Pão com Aveia



Domingo estava em casa relaxando e passei pelo fantástico e dei de cara com a matéria do Ronaldo no Programa medida, ele querendo perder peso de forma sadia (o que a maioria das pessoas deseja).

Certa. Em primeiro lugar eu gosto do Ronaldo. Como atleta e como pessoa (lembre que ele assumiu todos os filhos...). Parei  um pouco estática no meio da entrevista, minha ficha caiu. Ando com a vida desregulada. Sem fazer exercícios físicos e com uma alimentação ruim. Quando o médico falou em incluir fibras na alimentação ai que pegou feio. Como pouquíssima fibra. O remorso me corroeu feito ácido. Acredita que fui para a cozinha naquela hora fazer um pão com aveia para comer no café da manhã? Tudo bem, eu tenho máquina de fazer pão (coisa que facilita muito). Mas levantar da cama aquela hora foi o meu primeiro grande esforço para mudar. Fui procurar aveia, só tinha uma fina e misturada com chocolate. Tudo bem, naquela hora da noite tava valendo.

Receita: Pão de Aveia e mel

1 copo e meio de água ( aproximadamente 320ml)
1 e ½ colher de sopa de manteiga
1 e ½ colher de chá de sal
2 à 3 colheres de sopa de mel (depende do seu gosto)
¾ copo de aveia
3 e ½ de farinha de trigo
2 e ½ colher de chá de fermento biológico seco

Coloque nessa ordem. Misture até formar uma massa homogênea. Deixe descansar por pelo menos 2 horas, coberto e em lugar escuro (pode ser com pano). Coloque para assar em temperatura em torno de 180 graus por pelo menos meia hora. Fique de olho se ele já está dourando. Retire e como na mesma hora com uma manteiga bem quentinho. Hummm... quentinho deu até para comer aveia!!!











Ah, o site http://fantastico.globo.com/medida-certa-fenomeno/platb/2012/09/24/grave-seu-video-e-de-uma-forca-para-o-fenomeno/#comment-56 está pedindo para a gente gravar uma mensagem para dar força para o Ronaldo. Eu vou gravar! Eu acredito no Ronaldo!!!
Meu recado para o Ronaldo: Vai fundo Ronaldo! Mostra para esse povo que você tem garra!!! Eu ponho fé em você!!!

Aniversário com receita do Bolo de Chocolate do Louro José



Domingo: Aniversário da minha amiga Irene. Hoje tem churrasco e família reunida. Minha família é muitooo pequena, mas como a minha filha ficou noiva do filho da Irene (já contei sobre o noivado aqui) agora estamos juntando as duas famílias. Uma boa oportunidade para alegrar a nossa alma com momentos felizes. A Irene me pediu um bolo de chocolate, com recheio de chocolate com cobertura de chocolate. Resolvi buscar uma receita nova na internet e cai na página de receitas  receitas.com da tvglobo em uma lista interminável de receitas enviadas para o bolo de aniversário do querido Louro José (sim apesar de não assistir com freqüência a Ana Maria Braga – eu assistia quando era um programa de receitas, artesanatos e coisas de dona de casa. Hoje em dia virou mais um programa de tragédias da vida real. E de tragédias basta as que eu convivo e vejo. Não assisto nada que vai me deixar pra baixo. Por isso assisto o programa Bem Simples, que adoro e o Dia Dia da Band com Daniel Bork. Mas quando zapeio o controle e a Ana Maria Braga decidiu dar uma receita paro e assisto). A quantidade de receitas de bolo para o aniversário do Louro José é inacreditável. E o melhor vocês não acreditam: Depois de todo trabalho e gasto com o bolo a receita vencedora ganhou nada mais nada menos que um avental autografado! Nossa que premio bom! Mas quem ganhou foi a gente que tem uma variedade enorme de bolos para escolher.
Escolhido o bolo foi só separar os ingredientes e colocar literalmente a mão na massa! Enquanto o primeiro bolo assava fui lavando o material que sujou e preparando a calda e o recheio. Saiu um bolo do forno eu já tinha acabado de bater outra massa e coloquei o outro tabuleiro para assar. Fui recheando a primeira parte e me arrumando para o churrasco. Não é difícil, mas dá trabalho porque são várias etapas. Mas o resultado foi tão bom que o trabalho compensou. Esse bolo realmente ficou divino.




















Bolo de Chocolate do Louro José

Massa do bolo

  • 4 ovos inteiros
  • 1 copo americano de açucar
  • 250 ml de leite
  • 1 colher de sopo de manteiga
  • 2  e ½  copo americano de faria de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 colher de açúcar
  • 2 colheres e meia de sopa de cacau em pó
  • Batedeira ( pode ser batido também à mão)
  • 1 assadeira
  • papel manteiga para forrar a assadeira

Recheio

  • 2 latas de leite condensado
  • 100g de chocolate ao leite
  • 1 colher de cacau em pó
  • 1 xícara de leite
  • 1 panela

Calda para regar a massa do bolo

  • 2 copos de açúcar
  • 3 copos de água
  • 200 ml de leite de coco
  • 1 panela

modo de preparo

Massa do bolo

  • Bata os ovos, açúcar e açúcar vanille por 10 minutos em velocidade média, diminua a velocidade da batedeira e adiciona o trigo e o cacau em pó, misture bem, após adicione o leite morno com a manteiga derretida desligar a batedeira e misture o fermento em pó.
  • Colocar em uma assadeira forrada com papel manteiga e levar ao forno pré-aquecido a 180º C por no máximo 40 minutos.

Recheio

  • Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo, até que a massa se desprenda do fundo da panela.

Calda para regar a massa do bolo

  • Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo, deixe ferver por 10 minutos.

Então como eu disse, essa receita foi enviada em uma seleção de receitas para o aniversário do Louro José que estava completando 15 anos. No site tinha muitas receitas. Era até difícil escolher. Eu fui lendo os ingredientes e ai escolhi essa e amei! Ficou simplesmente maravilhosa! Acho que foi um dos melhores bolos que já fiz na minha vida. Não preciso nem dizer que todo mundo no aniversário elogiou. A dona da receita, Keyllynha meu parabéns. Essa receita é de matar!!!Quer dizer, chamar o cachorro!!!