quarta-feira, 25 de julho de 2012

A festa de 15 anos da lavanderia


Mais um ano que minha empresa está no mercado merece um - tim-tim! Como todo aniversário a comemoração é um rito que une as pessoas gerando uma grande energia de felicidade, energia esta que além de atrair bons fluídos ajuda a deixar para trás velhas atitudes e passar a adotar novas, com mais dinamismo e força. Para a empresa é uma forma de comemorar a superação dos desafios e o início de mais uma etapa e seus funcionários é uma forma de fortalecer a parceria, a integração e as relações de amizade entre os funcionários.  Falando de uma forma mais esotérica, é na data do aniversário (de alguém ou mesmo de uma empresa) que se forma um campo energético conhecido como egrégora que nos deixa mais próximos do mundo espiritual, e assim fazemos nossos pedidos e eles são levados lá para cima e temos mais chance de ter novas oportunidades no próximo ano. Por isso, mesmo ainda triste com a partida de minha querida irmã resolvi comemorar os 15 anos da minha lavanderia. Foram 15 anos de muita luta, muito suor e muita dedicação. Nesses quinze anos tive altos e baixos, momentos tranqüilos e momentos desgastantes, mas estamos nos mantendo, apesar das fases ruins as fases boas compensam. Depois do aniversário da lavanderia espero entrar em uma nova fase, cheia de novas e boas perspectivas.













O bolo de 15 anos


Claro que para comemorar em grande estilo o aniversário da lavanderia, tinha que ter bolo. Fiz dois bolos: um decorado, de 3 andares e outro retangular (4 tabuleiros) para ir distribuindo aos clientes e funcionários desde o início da manhã.
O bolo branco usei a receita da massa da Otávia, que adorei!!! Mas essa receita não dá para fazer de chocolate, fica ruim. Então o bolo de chocolate eu usei a receita da minha mãe.
O problema foi na hora de confeitar. Não coloquei suportes suficientes nos andares, então eles afundaram um pouquinho, mas valeu pela experiência...








O Bolo retangular eu cobri com aquele chantily de caixinha, que bati na batedeira e adicionei coco ralado, desses de saquinho mesmo. No curso do senac aprendi que a gente deve evitar frutas frescas no bolo para evitar que azede. Então, nada de coco fresco... Mas ficou uma delícia! Mais tarde vou postar as fotos da festa!!!

Produção em massa de cupcake


Testei receitas diferentes de cupcake... Nem postei aqui, mas tentei fazer o cupcake que mostrou no programa da Ana Maria Braga, Cupcake midnight (Flavio Frederico), mas não ficou bom. Saiu feio e o gosto não agradou, não sei no que errei...
Depois de testar algumas receitas fiquei com as receitas da Sam, do blog quefofurice.blogspot.com.br – tanto a de chocolate como a de baunilha. Escolhida a receita, foi a hora de produzir em massa. Eu só dou conta de fazer 96 por dia. Tenho duas formas de 12 furos, então em cada fornada faço 24 cupcakes. Fiz 4 fornadas. Entre separar o material, bater, assar, lavar tudo eu demoro uma hora. Então nessas quatro fornadas demoro pelo menos 4 horas. Ai mais umas três horas ou mais para decorar e colocar no saquinho, colocar fita, fazer etiqueta...  foi um dia inteiro, mas valeu a pena! Muita doçura para comemorar os 15 anos da minha lavanderia e trazer alegria para meu coração, que ainda ta muito triste...


 Normalmente eu uso a caixa de 5kg de pasta americana, mas estava em falta. Então tive que comprar o baldinho de 1,200kg e descobri que o baldinho só dá para cobrir a base de 72 cupcakes. Tive que abrir um segundo balde para cobrir o restante e fazer a decoração. Resumindo: para cada 96 cupcakes eu usei 2.400kg de pasta americana (com uma decoração básica e bem simples). E cada balde custa R$15,00.




Cupcake de chocolate com marshmallow


Eu amei a receita da Sam do cupcake de chocolate, então essa receita já adotei, sai lindo e gostoso.  Para a cobertura resolvi fazer um marshmallow, receita que peguei do blogfeitoamão.com – dica da Juliana Dutra. Ficou uma delícia! O único problema foi transportar. O marshmallow não derrete, fica firme, mas não ao ponto de ficar duro, então tive que levar com muito cuidado... (ainda em ritmo de produção para a festa de comemoração para o aniversário da minha lavanderia, 15 anos!)




Cupcake pronto, tá na hora de fazer o marshmallow:

1 xícara de claras em temperatura ambiente
2 xícaras de açucar de confeiteiro (ou impalpável, dá outro efeito)
1 colher se sopa de Karo
1 colher de sopa de emulsificante para bolo
bata em batedeira planetária (acho que não serve outra batedeira...) por 15 minutos. Se quiser colocar corante, só depois disso... e se delicie... Hummm









Cupcake com ganache de chocolate


Resolvi fazer alguns cupcakes com aquele ganache de chocolate, fazendo aquela montanha deliciosa de chocolate por cima... Nesse ganache  eu coloquei muitooo chocolate (essa receita veio do blogfeitoamão.com, eu acho que é para uns momentos de devaneios por chocolate, porque não precisa tanto chocolate assim, nessa foi meio quilo de chocolate:








Minha filha adorou!!! Quis ficar com mais da metade, não queria que eu levasse esses cupcakes para a lavanderia  de jeito nenhum!