quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Pão de ló, chantily, coco e morangos

De sobremesa fiz um pão de ló bem fácil, receita da minha mãe:

Seis ovos, seis colheres de sopa bem cheias de açúcar, cinco colheres de sopa de farinha de trigo. Primeiro bate as gemas, juntando o açúcar aos poucos. Em outra vasilha bata as claras em neve, e junte aos poucos às gemas com açúcar, sem bater na batedeira. Junte por ultimo a farinha, também aos poucos. Coloque em tabuleiro untado.


Para o recheio e cobertura usei esses chantily de caixinha (que a gente guarda na geladeira e bate na batedeira na hora de usar)  e misturei com coco ralado (desses de pacote mesmo). Para decorar morangos (com um pouquinho de limão para manter o morango em bom estado).






Truta com molho de alcaparras

Outra opção para o almoço do feriado do Carnaval foi fazer truta. Fiz a truta no forno temperada apenas com limão, sal e pimenta e por coloquei dente de alho, louro, alecrim, sálvia e raspas de limão, deixei um fogo bem baixinho por mais de meia hora. Servi com um molho de azeite extra virgem e alcaparras. Para acompanhar arroz, salada e legumes no vapor. Meu marido detesta legumes muito cozidos, ele gosta  "ao dente", firme, durinho, por isso eu cozinho nessa base, que coloco dentro da panela com um dedo de água, sem deixar a água encostar-se ao legume, cozinha só no vapor. Opção leve para esse calor!









Lagoa Rodrigo de Freitas durante o dia: um programa agradável para curtir sem pressa

A Lagoa é linda, isso todo mundo sabe. Mas existem muitas maneiras de aproveitar esse cenário extraordinário do Rio de Janeiro. Para começar é preciso escolher se quer aproveitar a Lago de dia ou à noite. Hoje por exemplo vou falar de um passeio divertido para ser feito durante o dia. Curtir um boa caminhada na lagoa é sem duvida um programa divertido. Pode-se parar em vários trechos, beber água de coco, tirar fotos ou até mesmo se exercitar e se alongar.


A Lagoa é bem grande, para dar a volta toda é preciso preparo físico. Mas mesmo sem fazer todo o circuito, vale caminhar em qualquer trecho e olhar para o alto e ver o Cristo Redentor lá em cima, de braços abertos!
Quando eu vou andar o lado da Borges de Medeiros eu paro o carro ali perto do Heliponto. Qualquer ia vou querer fazer o tour de helicóptero até o Cristo, dizem que é lindo!!!



Rocambole do programa "A confeitaria - Bem simples

Essa receita foi dada pelo Roberto Shimura, do programa Bem Simples (que eu adoro). O rocambole ficou lindo, o recheio  de caramelo ficou ótimo, mas a massa  não achei muito boa. Não sei se é porque eu faço uma tradicional (que leva fermento) e fica fofinho, umadelicia, esse me decepcionou. Eu devo ter errado alguma coisa. Da próxima vez tentarei esse recheio com a minha massa tradicional.






Para enrolar eu uso um pano de prato úmido, que polvilho açucar por cima.
Na hora de montar tem que tirar essa borda que ficou dura.
O recehieo ficou ótimo:
Eu não fiz com 2 latas de leite moça como mandam no programa, achei D+, fiz uma lata só. 1/2 xícara de açucar mascavo, 3 colheres bem cheias de manteiga eu coloquei ainda 1 colher de sopa de nescau.  A dica é misturar tudo antes de levar a panela ao fogo. Mexa em fogo baixo até soltar do fundo da panela. Depois de ferver, mais ou menos uns 5 minutos.



Cobertura:






A cobertura eu fiz derretendo uma barra de chocolate em banho maria.  O importante é não deixar a panela com o chocolate encontas na panela com água. Depois de bem derretido eu acrescentei um pouco de leite e mexi bem rápido. Coloquei no saco de confeitar e fiz os desenhos em cima. Ficou lindo. Pena que a massa ficou um pouco dura.

Sol todos os dias do carnaval

Todos os dias da semana do carnaval estavam lindos, um sol incrível. Por isso não fiz muita coisa, fiquei na praia, na piscina, sauna e comidinha caseira. Foi um feriado bem calmo, mas uma delícia. Não quis saber de  "oba oba" nem bloco, nem baile nem desfile. Mas foi um carnaval excelete!