terça-feira, 2 de outubro de 2012

Verrine de chocolate do programa A CONFEITARIA


Fiz essa receita como sobremesa de sábado à noite, crente crente que tinha deixado a melhor sobremesa para esse sábado, noite de lua cheia... Essa receita foi dada pelo Lucas Corazza. Eu adoro esse programa “A Confeitaria”, do canal Bem Simples. Mas tenho que admitir que não ando com sorte nas receitas desse programa. Eu devo estar errando feio...  Deve estar faltando “tico e teço”. A receita não é difícil, mas tem vários passos, por isso dá um pouco de trabalho e suja um mundo de louça. Mas se desse trabalho e ficasse uma delícia, valeria à pena. Mas sabe o que meu marido falou quando colocou na boca? Ta bom para levar no carro... Ai eu perguntei porquê? Se furar um pneu esse caramelo que parece uma borracha tapa o furo até o borracheiro sem o menor problema, o ar não escapa de jeito nenhum! E minha filha então disse que estava comendo borracha doce... Já viu, não agradei...  O problema foi a mistura do caramelo e a gelatina. Se eu tivesse feito tipo mousse, como a parte de cima de chocolate tinha ficado bom. Mas o povo aqui em casa não quer que eu repita de jeito nenhum! Dói até o maxilar de tanto mascar... Rsss

Receita:
1ª parte - Para o caramelo
Açúcar refinado, 300 g
Manteiga com sal, 75 g
Flor de sal, 3 g
Creme de leite, 200 g
Gelatina em folhas incolor, 6 g


Leve ao fogo baixo o açúcar para fazer o caramelo, Quando dissolver os grumos adicione o creme de leite levemente morno (pode ser no microondas) e mexa vigorosamente para formar o caramelo. Até ai ficou ótimo. Adicione a manteiga e a pitada de sal, mexa vigorosamente para a manteiga derreter e desligue o fogo. Hidrate a gelatina com água na medida que o fabricante manda no envelope. Misture tudo. Coloque no copinho. Para ficar como a foto do programa ele deixou o copo inclinado, para dar um visual mais bonito. Eu fiz igual. Espere esfriar. Pique os biscoitos e coloque sobre esse caramelo.

2ª parte - Para a mousse
Açúcar refinado, 50 g
Água, 10 ml (é bem pouco, dá uma colher de sopa)
Ovo, 1
Gemas, 3
Chocolate amargo, 175 g
Creme de leite fresco, 150 g
Biscoitos de chocolate, 200 g

Para a mousse de chocolate: Leve ao fogo o açúcar com água e ferva até aproximadamente 8 minutos. Na batedeira coloque o ovo e as gemas batendo em velocidade baixa adicione a calda de açúcar quente e bata em velocidade alta até que esfrie. Reserve.
Derreta o chocolate em barra no microondas em temperatura média (não coloque temperatura alta, queima o chocolate). Coloque de 30 em 30 segundos até dissolver, Adicione o creme de leite e depois junte na mistura de ovos. Coloque no copinho e leve a geladeira.























Nenhum comentário:

Postar um comentário