terça-feira, 2 de outubro de 2012

Robalo com purê de banana: Brasil no Prato


Almoço de domingo, quis fazer uma receita bem diferente... Optei pela receita que a Carla Pernambuco fez com peixe e purê de banana da terra, couve e aspargos (o aspargos eu não fiz porque meu marido ficou traumatizado com o aspargos que fiz de entrada outro dia... tenho que dar no mínimo uns seis meses de férias para ele da cara do aspargos....)
Eu fiz uma pequena adaptação na hora de assar o peixe,  porque na receita do Brasil no Parto era só colocar sal e pimenta e levar para o forno... Achando que ia ficar sem gosto eu tentei dar uma melhorada na receita, mas a emenda ficou pior que o soneto...  Outro dia assistindo o programa da Rita Lobo (cozinha prática, da GNT) ela ensinou a assar peixe em papilote, embrulhado em papel alumínio:

Para o papillote:
Ingredientes:
- 1 posta de peixe de cerca de 200 g (sem o osso, de preferência com pele)
- ¼ de cebola
- 2 colheres (sopa) de vinho branco
- 1 colher (sopa) de azeite
- sal e pimenta-do-reino (a gosto)

Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Num prato, coloque uma folha de papel-alumínio de cerca de 50 cm de comprimento (isso ajuda a montar a trouxinha). Pincele o centro com azeite para o peixe não grudar. Na hora de cortar a cebola em quatro, descasque sem cortar a raiz, para evitar que a cebola se desmanche. Transfira a posta para o alumínio e tempere com sal e pimenta-do-reino dos dois lados. Deixe o lado da pele para baixo. Junte a cebola, regue com o azeite e o vinho branco. Levante as extremidades do papel-alumínio e vá fechando as pontas para formar uma trouxinha bem vedada. Isso vai fazer com que os líquidos não vazem. Ela deve ficar altinha para o vapor circular e cozinhar o peixe por igual. Transfira para uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido para cozinhar por 10 minutos.

Para o purê de banana da terra:
- 10 Bananas da terra bem madura (Gente 10 bananas só se for para um batalhão de gente! Eu fiz com meia dúzia, porque foi o que deu dentro da minha panela de pressão e sobrou purê de banana até o resto da minha vida... vou ter que criar uma receita para aproveitar esse mundo de banana que sobrou na minha geladeira!)
- Água, suficiente para cobrir as bananas
- Açúcar mascavo, 2 colheres (sopa)
- Manteiga, 2 colheres (sopa)
- Sal, a gosto

Cozinhar as bananas por 40 minutos na panela de pressão. Descascar as bananas, passar no espremedor de batatas para fazer o purê, acrescentar a manteiga e o açúcar mascavo e apitada de sal, cozinhe para engrossar e tá pronto.
Para acompanhar a Carla Pernambuco ainda sugere uma couve picadinha bem fininha.
  
O peixe ficou com gosto de nada... Meu marido forçando muito a barra conseguiu come ¼ do peixe.
O purê meu marido achou que eu estava dando a sobremesa no mesmo prato que o almoço...
Nessa ideia de receita eu não fui feliz...
Mas a receita está ai para quem quiser experimentar.
A minha sorte é que coloquei uma batata junto, para substituir o aspargos, a batata brava do programa homens gourmet, que já já dou a receita.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário