terça-feira, 2 de outubro de 2012

Café da manhã de Domingo com pão caseiro


Apesar de ter máquina de pão decidi fazer um pão manualmente e optei pela receita do site http://www.homemnacozinha.com/pao-caseiro/
É fácil, mas tem que fazer bem antes pois demora para a massa crescer. Na receita ele não diz quanto tempo espera para o pão dobrar de tamanho, mas sei que é no mínimo uns 30 minutos. Minha mãe tirava uma pontinha da massa, fazia uma bolinha e colocava em um copo com água e deixava ao lado da massa que estava descansando, quando a bolinha viesse à superfície estava no ponto de colocar para assar.
É muito importante lacrar bem na hora de deixar a massa para crescer. Eu coloquei filme plástico, mas a minha mãe colocava em pote com tampa mesmo, para vedar bem.
Como o pão cresce melhorem lugar escuro pode deixar o pote dentro do microondas (desligado, claro), no forno (também desligado) ou até dentro do armário.

Ingredientes
- 3 ovos
- 1/2 xícara (chá) de óleo
- 1 colher rasa (sopa) de sal
- 2 xícaras (chá) de leite morno
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 30 g de fermento biológico seco (se você compra o saquinho, vem 10gr, então são 3 saquinhos)
- 1 kg de farinha

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes menos a farinha, no liquidificador (eu bati na batedeira porque meu liquidificador não agüenta massas pesadas). Em uma bacia coloque aproximadamente 800 g de farinha de trigo. Faça um buraco no meio e acrescente, devagar, a mistura batida no liquidificador. À mão misture bem a massa até começar a soltar.  Minha mãe dizia que não se deve amassar massa de pão com a mão gelada, então ela dizia para lavar a mão em água quente antes, e que ajuda até a massa a crescer. Se  necessário, acrescente mais farinha. Depois de pronta, tampe com filme, enrole em um cobertor e aguarde dobrar de volume.
Depois que a massa já está pronta abra a massa e corte em pedaços grandes. Molde em forma de pão ou no formato que desejar e coloque para assar em forno pré aquecido a 200 graus, por aproximadamente 30 minutos.)
No meu forno essa temperatura foi alta, o centro ficou um pouco cru, eu devia ter baixado a temperatura para 180º graus ou deveria ter colocado um papel alumínio sobre ele para ele parar de escurecer (mas ai o fundo ia ficar preto....

Eu fiz uns canudinhos com a massa que misturei orégano, meu marido gostou mais dos canudinhos do que o próprio pão.
Como eu achei que o meio ficou um pouco cru, fiz torrada dele e ficou muito bom. Massa caseira e fresca é sempre uma delícia!












Ah, essa granola foi aprovadíssima, deliciosa!!!! Dá até vontade de comer fibra... Rsss (em ritmo do programa medida certa, acompanhando o Ronaldo - mas só um pouquinho, porque dieta aqui em casa não dá!)

Um comentário: