quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Batatas Bravas: Programa Homens Gourmet


Como eu disse no outro post, para acompanhar o peixe de domingo eu fiz essas batatas bravas que vi a receita no programa homens Gourmet. Na verdade são batatas no forno, simples, o que diferencia é o molho bem picante (por isso brava).
Aqui o João Alcantara cortou a batata em gomos, eu fiz como a receita dele, mas da próxima vez não vou cortar assim. Eu faço sempre as batatas do Jamie Olivier (GNT) ele ao contrário fala para cortar as batatas em pedaços grandes para ela ficar crocante por fora e macia por dentro (eu particularmente preferi a opção do Jamie Olivier, mas gosto é gosto).
O molho picante ficou muito bom, tanto que meu marido nem esperou a batata ficar pronta, foi molhando os palitos que fiz com a receita do pão caseiro nesse molho, abriu uma garrafa de vinho e voilá, um clima perfeito, com simplicidade e alegria!

  
Vamos a Receita das batatas bravas

Molho picante:
- 15 ml de vinagre branco
- 15 ml de vinagre tinto
-  50 ml de azeite
- 10 gr de páprica
- 25 ml de vinho branco
- sal e pimenta à gosto
Misture e esquente  esses ingredientes na frigideira.
Em um pote misture:
-  250gr de maionese de alho  (que é só triturar 3 dentes de alho com o mixer na maionese)
- 150gr de molho de tomate
- 150gr de ketchup
- 50 gr de mostarda
Bate tudo no mixer, e depois acrescenta a mistura de azeite que estava na frigideira e o molho picante (bravo) está pronto. Fácil, fácil, a única coisa é juntar tantos ingredientes...  Picantem quente e uma delícia!

As batatas assadas:
Primeiro eu cortei em gomos, como manda a receita (com casca e tudo). Só que ele manda levar direto ao forno, eu cozinhei 5 minutos na panela com água primeiro (como o Jamie Olivier aconselha). Coloca as batatas na travessa. A receita manda colocar apenas azeite, sal e pimenta. Eu acrescentei um ramos de alecrim para dar um perfume e umas raspas de casca de laranja.
Eu achei que a batata por ser em gomos pequenos ficou um pouco gordurosa... Na próxima vez vou cortar grande.
Mas tenho que admitir que foi o que salvou o prato do peixe, a batata foi toda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário