segunda-feira, 9 de julho de 2012

Segunda-feira, tentando voltar para o trabalho

Hoje é segunda-feira e preciso voltar a trabalhar... Esse é um recomeço muito duro, que eu nunca imaginei enfrentar. Mas sei também que é pior eu continuar trancada no quarto, onde estou desde o seu enterro na quinta-feira. Não gosto nem de lembrar... Minha irmã também não gostava de pensar em coisas tristes e nunca admitiu que a gente ficasse triste ou chorasse ao seu lado. Na verdade ela aceitou a notícia da doença e todo o tratamento de uma forma tão extraordinária, que nunca vi ninguém aceitar. Ela tinha um lado espiritual muito forte e isso foi uma das coisas que sustentou a sua força em meio a tanto sofrimento. Minha irmã  tinha uma luz infinita e inapagável, uma força que me inspirou...  Suas qualidades eram tantas, que nem sei por onde começar a falar... Ela era um ser de luz indescritível, por isso ela foi morar com Deus. Como ela tinha um coração e uma alma pura sei que ela está bem e vai ficar junto com os anjos do Senhor, por tudo que ela fez quando estava entre nós certamente agora está indo para um lugar muito especial, reservado unicamente para os espíritos de muita luz. O seu corpo físico  se foi, mas a sua existência,  e seu exemplo, sua determinação, dedicação e esforço sempre serão lembrados e  jamais irão se apagar. Porque pessoas como ela se tornam imortais. Ela veio para nos mostrar o que é força, o que é aceitar os desígnios de Deus e não reclamar,  nos ensinar a valorizar mais a vida, fez diferença na vida de muitas pessoas que vão sentir muito a sua falta. Desde o inicio de seu tratamento eu também mudei muito. Parei de reclamar dos problemas diários da minha vida, porque nada era problema perto do que ela passava. Nós pensávamos de forma diferente em algumas coisas (eu gosto de me arrumar, me maquiar, e ela não tinha esse lado vaidoso – coisa de espírito evoluído mesmo). Mas uma coisa nós tínhamos em comum: a fé, a ligação com Jesus e Deus. Nesse ultimo ano rezamos muito juntas e isso nos uniu ainda mais. Talvez seja por isso que ela tenha  sido levada, para ser poupada do sofrimento. Agora me sinto perdida, mas minha querida e amada irmã, tenho certeza que um dia iremos nos encontrar novamente, talvez muitas das minhas perguntas terão respostas e talvez essa dor que sinto dentro do meu coração passe... Como eu já ouvi “ninguém morre enquanto permanece vivo dentro do coração de alguém”. Mas até lá vou seguindo, e tentando viver  um dia de cada vez e em cada novo amanhecer a certeza que jamais deixarei de amar você!!!

 
Cheguei na lavanderia e não consegui trabalhar... Além de ficar pensando na minha irmã, precisava resolver alguns detalhes da missa de sétimo dia. Fiquei preocupada porque tentei falar com meus sobrinhos e com a família do meu cunhado para saber que dia eles vão fazer a missa em São Paulo e não consegui. Acho que eles precisam de um tempo sozinhos, cada um tem sua maneira de curtir o seu luto e preciso respeitar a deles. Mas o que me preocupou é que a minha mãe sempre me dizia que não se pode fazer duas  missas para desencarnadoao mesmo tempo, porque o espírito da pessoa vem assistir e quando tem duas missas ele fica confuso e não sabe qual vai...
Tentei falar com eles a respeito dos "santinhos" com a foto dela e uma oração que vou mandar fazer, queria que eles desse muma opinião, perguntar se eles queriam acrescentar alguma coisa... Mas como não consegui falar vou ter que mandar para a gráfica assim mesmo. Foi muito difícil escolher o texto, queria algo pessoal e ao mesmo tempo bonito, e bem religiosos, como minha irmã era. Gostaria de colocar paravras que ela fazendo a sua passagem ficasse orgulhosa... Pensei, rabisquei, escrevi e no final fiz... Mostrei para a Dejane (que trabalha na lavanderia comigo) e depois mostrei para minha filha, elas gostaram então vou mandar para a gráfica assim mesmo.
Tinha que escolher a foto, como não consegui falar com meus sobrinho pedi para meu pai escolher. Acho importante todos participarem dessa homenagem. Meu pai quis uma foto que ele está com ela. Eu disse que não se usa isso, que tinha que ser só dela, então ele disse faça dois, um com a foto só dela e outro com a foto que estou com ela... Depois eu pensei que era bobagem, a gente tem que fazer o que o nosso coração quer, então resolvi fazer como ele gostaria, com a foto dela com ele.
Depois tive que ligar para o rapaz que ia tocar o orgão. Não tive muitas opções porque o rapaz diz que a Igreja é muito restrita quanto as músicas. Ela adorava musica tema de filmes, princialmente de filmes do Walt Disney (até colocamos um CD desse na UTI para ela ouvir), mas não foi possível. Escolhi então as musicas tradicionais como Ave Maria e Jesus Alegria dos homens...
Muito trsite pensar nessa despedida. Nunca me imaginei fazendo uma missa de sétimo dia para minha irmã. Foi duro...

Um comentário:

  1. Olá Mônica, obrigada pelo carinho no meu espaço, e venho aqui te deixar meu abraço e consolo. Realmente é uma dor que parece não sarar, que trava a alma, que parece não ter fim.
    Deus está confortando meu coração todos os dias, e vc será motivo de minha orações, para que ele te conforte e te de alegria.
    A partida de minha mãe foi muito dolorosa, essa doença não mata somente com sofre dele, mas os amigos, os familiares.
    Deus confortará seu coração. Creia!
    Uma abraço querida!
    Lane

    ResponderExcluir