quinta-feira, 8 de março de 2012

Risoto de camarão

No sábado de carnaval resolvi fazer um jantar especial, já que pela primeira vez em três anos passamos o carnaval em casa, não fomos para o sambódromo. Eu prefiro ficar em casa mesmo e achei maravilhoso, mas meu marido adora carnaval e adora os desfiles, então tentei compensar fazendo coisas bem gostosas em casa para ele. Como estávamos com visita (um amigo dele veio passar o carnaval aqui no Rio, na nossa casa) tinha mais um motivo para caprichar no jantar de sábado de Carnaval. Resolvi fazer um risoto de camarão, adaptei 2 receitas de risoto (uma do programa bem simples – que realmente estava simples demais e outra do blog lugardehomem.com).

Não sou de me gabar, mas foi o melhor risoto de camarão que eu já comi. Não ficou muito bom, ficou maravilhoso e deixou a noite com um gostinho especial.

Receita:

Comece colocando os camarões limpos em uma tigela com limão, sal, pimenta e colorífico (para os camarões ficarem bem vermelho). Depois de descansar, frite ligeiramente, uns 5 minutos só para dourar um pouquinho.

Numa panela coloque azeite e manteiga (umas quatro colheres de sopa) e faça um refogado com uma cebola picadinha, alho, sal. Coloque o arroz arbóreo, próprio para risoto – 2 xícaras. Frite rapidamente e coloque 1 xícara de vinho branco. Espere uns 3 minutos e acrescente o caldo de legumes (4 xícaras). Quando a água estiver quase seca, acrescente os camarões. Se necessário acrescente mais azeite, para ficar bem cremoso. Arrume em uma travessa e decore com alguns camarões por cima. Delicia, delicia, delicia!






Nenhum comentário:

Postar um comentário