sexta-feira, 9 de março de 2012

Preparativos para o meu aniversário - Empadinhas

Mal começou março e eu já estava as voltas com os preparativos do meu aniversário. Não que eu fosse dar uma festa, longe disso, mas como o meu aniversário caiu em um domingo com certeza algumas pessoas viriam me ver. Mesmo sendo algo simples, merecia toda minha atenção, afinal independente do tamanho da comemoração aniversário é sempre aniversário. Além disso preparar festinhas é super divertido!


Como sou eu quem faz tudo, comecei a me preparar aos poucos ao longo da semana. Como eu adoro fazer guloseimas, fiz com prazer.

A primeira coisa que fiz foram as empadinhas. Elas não são difíceis, mas precisa de paciência para ir forrando forminha por forminha. Eu fiz a massa, o recheio e sentei na frente da TV e comecei a forrar com a massa uma por uma. Isso foi o que mais demorou.



Empadinha de Frango (Site Muito Gostoso)



Ingredientes para o recheio

1 kg de peito de frango sem pele e sem osso (filé de frango)

1 lata pequena de molho de tomate peneirado

1 cubo de caldo de galinha

2 colheres de sopa de maizena



Ingredientes para a massa

700g de farinha de trigo

350g de margarina vegetal (não usar margarinas dietéticas)

3 colheres de sopa de cachaça

1 colher de chá de sal

3 gemas

Ingredientes para pincelar

2 gemas

1 colher de sopa de azeite



Modo de preparo

Prepare o frango: Lave cada pedaço de frango em água corrente, e passe limão. Coloque os pedaços numa panela de pressão e depois encha-a de água até quase cobrir o último pedaço. Quebre o caldo de galinha em 4 pedaçinhos e ponha um em cada canto da panela. Feche-a conforme as instruções do fabricante e ponha em fogo alto para cozinhar. Quando começar a fazer ruído e vapor, abaixe o fogo. O tempo total de cozimento deve ser de 25 minutos. Depois disso retire-a do fogo. Ponha a panela na pia em baixo de um fio de água fria para resfriá-la mais rápido ou deixe que esfrie normalmente para poder abrí-la. Vai notar que a gordura da galinha se separa após o cozimento e esta não deve ser usada no recheio. Com a ajuda de dois garfos pegue cada pedaço, separe a gordura e leve para uma panela de tamanho médio. À medida que for transferindo-os, aproveite que ainda estão quentes e desfie-os com os garfos. A carne vai estar macia e praticamente se desmanchando. A água que cozinhou o frango deve ser aproveitada no recheio, pois esta tem o caldo do frango e os temperos. Coe-a com uma peneira para retirar os pedacinhos de gordura cozidos e reserve.

Prepare o recheio: Depois de desfiar todo o frango jogue parte da água reservada por cima. Uma quantidade somente para dar liga ao recheio, que não deverá ficar mole demais. Comece com um pouco e acrescente mais aos poucos se achar necessário tornar o recheio mais cremoso. Acrescente o molho de tomate e a maizena diluída em um pouquinho dessa água. Junte também os outros ingredientes de sua preferência, para tornar o recheio mais saboroso e colorido. Ponha a panela em fogo brando e mexa até engrossar e deixe esfriar para rechear as empadinhas.



DICA: A maizena deve ser sempre diluída antes, pois se for adicionada diretamente no próprio recheio ela vai cozinhar rapidamente e formar ¨bolinhas¨ sem engrossá-lo.



Esse recheio pode ser usado para empadões, coxinhas, massas folhadas, risoles, barquetes, panquecas, pastéis, tortas salgadas e etc... Basta apenas diminuir ou aumentar a quantidade de água para se ter um recheio mais ou menos cremoso.



Prepare a massa: Despeje a farinha em uma tigela grande e misture com o sal. Em uma xícara dissolva as gemas na cachaça e depois junte à farinha misturando até conseguir uma ¨farofa¨. Acrescente a margarina e misture bem até obter uma massa "podre" (ela é chamada assim, pois fica meio quebradiça). É preciso trabalhar com a massa até que ela forme uma bola grande e uniforme. O aspecto de ¨farofa¨ some completamente. Deixe descansar.

DICA: Para que a massa fique lisa e bem misturada é melhor usar as mãos, pois o calor delas ajuda a margarina a derreter um pouco e se misturar mais fácil e rapidamente à farinha.



Ligue o fôrno em 180°C (temperatura média) para ir aquecendo.

Prepare as empadinhas: Sempre trabalhando com as mãos, vá pegando pequenos pedaços da massa e forrando cada forminha para empada de forma uniforme ao fundo e nas laterais. Espere o recheio esfriar e encha a forminha já forrada com a massa. Coloque uma pequena quantidade (proporcional ao tamanho do salgado que está preparando) com a ajuda de uma colher. Para preparar a tampa da empada é muito simples. Abra um filme plástico de cozinha em cima de uma mesa, ponha um pedaço de massa e cubra com outro filme plástico. Com um rolo de pastel abra a massa lentamente até uma espessura de 5 a 7mm. Retire devagar o filme plástico superior e corte círculos no diâmetro da forminha de empada que está usando. Solte os círculos de massa do plástico de baixo e cubra as empadinhas apertando bem nas bordas para selar.

DICA: Para cortar círculos na massa use xícaras, copos ou tampas de vidros que melhor se adaptarem ao tamanho necessário.

Asse as empadinhas: Arrume-as sobre um tabuleiro e para que fiquem bonitas, coradas e brilhosas depois de assadas, é necessário pincelá-las com gemas antes de colocar no forno. Com um pincel de cozinha, misture as gemas com o azeite em uma xícara para que fiquem menos espessas e pincele as tampinhas das empadinhas por igual. Ponha-as para assar no forno pré-aquecido em temperatura média até que fiquem douradas. Isso deve levar uns 20 minutos mais ou menos, mas pode variar de acordo com cada forno.










Nenhum comentário:

Postar um comentário