sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

O décimo andar – Lugar para contemplar

Aqui eu ficava contemplando esse pequeno paraíso, abençoado pelos “grandes espíritos”. Eram minutos de paz, que eu olhava para a vida com os olhos do espírito, conseguindo limpar a mente dos problemas banais da vida cotidiana, das noticias de jornal, das adversidades diárias, das atribulações do trabalho, tudo isso fica pequenininho. Nessa hora aconteceu uma imersão profunda, que me fez ficar frente a frente com o que realmente importa. Nesse momento veio um filme na minha cabeça, e minha vida passou em rápidos flashs. E em todos os momentos eles estavam lá: papai (meu exemplo de caráter e dignidade) que trabalhou duro para me dar o melhor, que em todas as horas sempre esteve ao meu lado me dando toda segurança, minha mãe (embora ela já tenha partido do mundo físico eu acho que ela continua do meu lado) que me ensinou, me alimentou, contou histórias, me colocou para dormir, minha irmã que sempre foi minha confidente, viveu cada minuto da minha vida ao meu lado, que me conhece melhor que eu mesma, pois o tempo todo ela estava do meu lado... O tempo passou e a família aumentou, vieram maridos, filhos, sobrinhos... E entra ano sai ano, são eles que estão ali. Alguns amigos se tornaram próximos, mas ninguém como a família que estava do meu lado desde meu primeiro segundo de vida. E eles estavam ali, nessa viagem que é a vida, as vezes complicada, arriscada, ameaçadora. Viver requer afinco, persistência e coragem, e se a gente consegue isso, tudo virá então... As vezes sei que tenho que enfrentar algumas coisas sozinha, um caminho singular a seguir, e que nem sempre são só de flores. Mas que importância teria o arco-íris se tudo fosse colorido? Será que valorizaríamos ele da mesma forma? Acho que não.


Ai me lembro de uma frase de Joseph Campbell (mitólogo que adoro): “Há algo no seu interior que sabe quando você está no centro, quando você está na direção certa ou fora dela. E se você abandonar a direção certa para ganhar dinheiro você perdeu a sua vida. Se você conseguir se manter no centro e não conseguir ganhar dinheiro você ainda tem a sua bem aventurança...” .

Quando eu penso nisso e vejo a família maravilhosa que tenho, vejo que consegui minha bem aventurança. A nossa existência tem muitos mistérios, e é impossível desvendar todos os segredos do universo. Mas quando paro uns segundos para essas reflexões um novo horizonte começa a despontar, e minha alma me lembra sempre que o sentido da vida não se encontra em bens materiais...

Nossa onde esse mar foi me levar, nas profundezas do meu ser!












Esse é o Francisco, que cuidou  de todos os detalhes no hotel quando eu estava la´ para que minha estadia fosse impecável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário